top of page

Os 3 Gunas

Atualizado: 29 de out. de 2018


A natureza atua através das forças conscientes (espíritos, se preferir), que podem iluminar ou tornar obscuro, curar ou causar danos. Não conhecemos a maior parte desses poderes e não sabemos usá-los.


Somos voltados (a grande maioria de nós) ao mundo exterior, material, racional e nos falta a capacidade de perceber as forças sutis ocultas que nos cerca.


Mas para que toda a cura real da mente seja possível, devemos entender essas forças e aprender como trabalhar com elas, não apenas no mundo, como também em nossa psique. A Ayurveda fornece uma linguagem especial para a compreensão dessas forças fundamentais da natureza e nos mostra como trabalhar com elas em todos os níveis.

Em conformidade com a Yoga e Ayurveda, a natureza consiste em 3 qualidades básicas, que são as principais forças da inteligência cósmica que determinam o nosso desenvolvimento espiritual.


Essas forças são chamadas de gunas em sânscrito, que significa " o que ata", porque mal compreendidas, elas nos prendem ao mundo exterior. Os 3 gunas são as qualidades mais sutis da natureza e fundamentam a matéria, a vida e a mente.


Todos os objetos do universo consistem em várias combinações dos três gunas:


1- Sattva - a inteligência, partilha o equilíbrio

2- Rajas - a energia, causa o desequilíbrio

3- Tamas - a substância, cria a inércia


As trigunas atuam no estado mental e astral e fornecem a base para a distinção do temperamento humano e as diferenciações individuais, gerando os aspectos psicológicos e morais peculiares a cada ser.


O estado ideal é o estado de Sattva, que é o equilíbrio. As terapias ayurvédicas visam esse equilíbrio, estimulando qualidades sattvicas do amor, paz e não violência. Entretanto, algumas vezes é necessário estimular as outras qualidades primeiramente, como Rajas (quando a pessoa está em um processo depressivo considerável, precisa estimular Rajas- energia, agitação, pois atividades sattvicas (como meditação, contemplação podem não funcionar.)


Também, caso a pessoa esteja num processo forte de rajas, com muita agitação mental, crises de ansiedade, é necessário estimular qualidades tamásicas de forte tranquilização e sono.


A influência das gunas também está presente no plano físico por meio da alimentação. Uma feijoada, por exemplo, tem os efeitos iniciais de rajas, excitando o corpo e finais de tamas, causando embotamento e dificuldades digestivas. a bebida alcoólica também efeitos iniciais de rajas (excitação) e finais de tamas (ressaca e mal-estar).

Vamos detalhando aos poucos cada guna e sua relação com a alimentação.

gunas

bottom of page