Como não se intoxicar diariamente

Muito se fala de dieta detox.


Muito se fala também que não existe alimento detox.


Afinal, o que é verdade então?


Bem, nosso grande órgão que cuida dessa função é o fígado. E ele trabalha diariamente metabolizando TUDO o que comemos , estocando glicogênio e liberando glicose, armazenando algumas vitaminas , processando as drogas e hormônios, exercendo função imunológica E ação desintoxicante ( dentre outras funções)

Com isso quero dizer, que precisamos cuidar dele com carinho DIARIAMENTE pois tudo isso descrito ocorre todos os dias.


Mas então é pra viver de dieta detox?


NÃO!


As dietas de limpeza são restritivas e, a não ser que esse seja seu estilo de vida e que você ame ( nunca comer açúcar, frituras, alimentos industrializados, cafeína, comer bastante verduras e frutas orgânicas, não fumar, não beber, não usar drogas ( nenhuma, nem as permitidas).


Você pode fazer uma dieta detox quando estiver sentindo sintomas como: cansaço, falta de apetite, língua com cobertura branca, tem ficado doente com frequência, tem mal hálito, dore de estomago. Você não precisa fazer, mas você pode e terá bons resultados, desde que seja com acompanhamento.


Isso mesmo, com acompanhamento . É preciso ter orientações adequadas e um bom acolhimento. Você precisa descansar bastante nesse período e estar preparado, porque limpamos toxinas mentais também. Pode ocorrer dore de cabeça, mais cansaço, dentre outros sintomas

.

Quanto a existir ou não alimento desintoxicante, penso que dizer que não existe alimento com tal função seja apenas para dizer: Não adianta comer um hamburgão com batata frita e milkshake e depois tomar um chá verde !


Dá pra entender? Alimentos desintoxicantes são aqueles que oferecem substâncias necessárias para o fígado funcionar. Cada tecido, cada órgão tem seus nutrientes,suas substâncias especiais ( todo mundo sabe que cálcio é bom para os osso, né?).


Então pra cuidar do nosso fígado ( pra que ele exerça sua função direitinho), devemos ingerir o que é bom pra ele e evitar ingerir o que vai sobrecarregar. Esse balanço precisa ser positivo.


Como cuidar?


Ingira alimentos como as brássicas: brócolis, couve flor, de bruxelas, mineira, nabo, rabanete; frutas vermelhas (antioxidantes), abacate,espinafre ( contém glutationa, um super antioxidante), as oleaginosas ( castanhas, nozes e sementes, com suas gorduras monoinsaturadas, fibras e nutrientes antioxidante também, chá verde e especiarias. Tem muito mais, claro! Coloquei aqui alguns principais.


Além de ingeri-los diariamente ( não precisa ficar na paranóia de comer tudo em um único dia, tá?), evitar o que pode prejudica-lo também é essencial ( já escrevi acima).


Trazendo o olhar ayurvédico, é importante primeiramente você perceber como está sua digestão, sua fome e suas eliminações. Por exemplo, se você sente que não digere bem brócolis, de nada adiante ele possuir propriedades boas, se para VOCÊ ele não é bom ( ou não ESTÁ bom, neste momento). O conceito de AMA ( toxinas) quer dizer que se você não digere, forma toxinas. Portanto, o foco é na digestão.


Espero que você consiga incluir esses alimentos em sua alimentação com prazer, SEMPRE !



Rua Nabuco de Araújo, 248  

Embaré - Santos, SP 

sorayacostanutrifuncional@gmail.com

Tel: (13) 97412-4734

logo.soraya costa.png
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram