top of page

Saúde da mulher: a menstruação e a alimentação

Atualizado: 31 de jul. de 2020

Você olha o seu sangue?


Sabe o dia que irá menstruar?


Como você lida com ele?


Para algumas mulheres a fase da menstruação é um fardo. Seja por causa do incômodo físico, seja pelo fato de ela ficar mais limitada energicamente.

Temos algumas questões aqui:


1- A maneira como você aceita essa fase, que é mais voltada para dentro, onde a mulher tem naturalmente um olhar mais direcionado ao psíquico e ao espiritual. Podemos compará-la a época do inverno


2- A alimentação e estilo de vida levadas na fase lútea (da ovulação até antes da menstruação) vão determinar sua menstruação.


3- Digestão e nutrição dos tecidos


4- Desequilíbrio dos doshas, principalmente o Vata e o Pitta.


Quase 100% das mulheres que atendo, que sentem muitos desconfortos relacionados ao ciclo melhoram muito os sintomas com a mudança na alimentação. A  atenção à alimentação principalmente na fase lútea, se for feita de maneira mais natural, com menos sal, açúcar, gorduras e mais substâncias antiinflamatórias melhoram essa fase.

Algumas mulheres com dislipedimias podem ter alterações em exames bioquímicos nessa fase, como colesterol.


A atenção aqui é a perda de ferro, que aumenta nessa fase, mas pode não compensar a perda . dependendo de como for seu fluxo (longo, volumoso), você pode estar perdendo muito ferro. Atenção as leguminosas, folhosos verdes escuros, frutas ricas em vitamina C .


Importante também realizar seus exames (não apenas hemograma, como ferritina, PCR-us,) para melhor análise.


Ayurveda


No olhar da ayurveda, a menstruação é uma fase Vata do ciclo. A dismenorréia (cólicas, problemas menstruais) é uma desordem Vata , que afeta Pitta, principalmente se for crônica.


O dosha Vata se move pelo canal do vayu e por isso, obstruções ou pressão nesses canais irão afetar a menstruação. Condições toxicas do sangue causadas por toxinas no sistema digestivo, irão entrar no canal da menstruação, causando problemas.

Além disso, se o tecido plasmático ou o sanguíneo não estiverem bem nutridos, poderá ocorrer a dismenorréia.


Voltando ao emocional, essa a fase mais feminina da mulher. Se você não gosta de menstruar talvez você precise olhar com mais carinho para o seu lado feminino.

Nós, mulheres modernas usamos muito nossa energia masculina  e acabamos ignorando um pouco o ser mulher, o receber.


Estilo de vida moderno exige superação em tudo: no  trabalho, em casa, no corpo, na juventude, na maneira de se comportar. É tudo muito rígido, a pressão interna E EXTERNA é exagerada.


Eu aproveito pra te perguntar: o que é ser mulher pra você? E como você está se cuidando?




bottom of page