Virei vegetariano: vai faltar proteína?

Atualizado: 28 de Out de 2018


Não, não vai! Uma dieta vegetariana, seja ela ovolacto, lactovegetariana ou vegetariana estrita ATENDE as recomendações de proteína facilmente.


O grupo alimentar que mais contém as proteínas vegetais é o das leguminosas: feijões, lentilhas, grão de bico, ervilha, soja e seus derivados como tofu e PTS e fava. O grupo das oleaginosas e sementes também contém certa quantidade, mas é inferior às leguminosas.


Então veja que você pode tranquilamente adequar sua alimentação com esses alimentos mesmo sem consumir lácteos e ovos.


Muito cuidado para não exceder o consumo de queijos (muitíssimo comum). Hoje em dia muitas pessoas relatam desconforto após a ingestão e isso é algo que não deve ser ignorado!


Cada vez que NÃO DIGERIMOS o alimento devidamente, não absorvemos todos seus nutrientes e o resultado da má digestão são toxinas!! Você estará agredindo seu intestino e isso é uma das primeiras fases da doença. Portanto, a sua digestão é ainda mais importante que a qualidade.

Se apresentar gases, azia, alterações intestinais, você deve investigar as causas. As leguminosas costumam causar gases e uma maneira de conter a formação é acrescentar cominho e folhas de louro, além de deixá-los de molho em água por pelo menos 4 horas (eu deixo da noite pro dia), jogar a água fora e cozinhar com uma nova.


Para quem tem a digestão lenta, comer grande quantidade e variedade de comida na mesma refeição também atrapalha a digestão, além de líquidos durante.


Muito cuidado com informações sobre alimentação, elas devem sempre vir de profissionais capacitados! Vejo muita gente falando que cogumelos, e alguns folhosos têm proteína. mas a quantidade é muito pequena. Para a substituição de carnes é necessário consumir alimentos ricos em proteínas.


Veja exemplos de uma tabela retirada do livro "Alimentação sem carne", do Dr. Eric Slywitch:


Essas porções de alimentos contêm 190 cal e são equivalentes na quantidade de proteína:


Bife grelhado - 64 g Carne assada - 80 g Filé de Frango grelhado - 100 g Lentilha cozida - 168 g (7 col de sopa) Grão de bico cozido - 126 g (5 1/4 cs) Feijão cozido - 175 g ( 7 col de sopa)


É muito fácil atingir a quantidade recomendada de proteínas (10 a 15% das calorias ou 0,8 g/kg de peso) mas muitas pessoas tem dúvidas de como ingeri-las no café da manhã. Você pode fazer uma pastinha com qualquer leguminosa (tipo hommus) para passar no pão, tapioca etc, e fazer um mexidão de tofu (que fica parecido com o ovo mexido, se você colocar cúrcuma) .


Para adequações de plano alimentar consulte sempre um nutricionista, que é o profissional capacitado para prescrição de dietas!


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