Rua Nabuco de Araújo, 248  

Embaré - Santos, SP 

sorayacostanutrifuncional@gmail.com

Tel: (13) 97412-4734

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
logo.soraya costa.png

Nutrição Ayuverda

A energia vital inteligente é manifestada em 3 formas:

Vata: energia que gera movimento, como por exemplo a respiração, o peristaltismo. Governa a criatividade.

Pitta: energia que promove a digestão, tanto física quanto mental (entendimento). governa a inteligência e discernimento.

Kapha: força de gravidade que mantém as energias unidas, que sustenta, gera estrutura, nutrição. Governa a afetividade.

A palavra ayurveda significa (“ayu” = vida e “veda” = conhecimento). Ayurveda é o sistema tradicional de saúde originário da Índia e data de aproximadamente 5000 anos. É considerada a mãe das medicinas.

 

Conhecida como ciência da vida, a filosofia ayurveda considera a pessoa como um todo (corpo, mente, espírito) e é utilizada para garantir saúde e bem-estar.

Aplicada à alimentação, a filosofia ayurveda busca harmonizar as necessidades de cada indivíduo, de acordo com o que é ingerido, ajudando o organismo na digestão e aproveitamento de todos os nutrientes que o corpo necessita.

 

Oriunda da medicina ayurveda, o atendimento nutricional baseado no ayurveda analisa o indivíduo como um todo, incluindo a parte emocional e espiritual, auxiliando na diminuição de sintomas indesejados através do consumo de alimentos adequados, em busca de reequilibrar o organismo.

Ayurveda explica como a vida funciona, os ciclos da natureza e como eles nos influenciam. O ayurveda nos ensina a viver de acordo com esses ciclos, de harmonia com a natureza e com o seu interior.

 

É baseada no princípio da energia vital inteligente, manifestada em 3 formas: Vata, Pitta e Kapha. Cada pessoa tem um código único de combinação de Vata, Pitta e Kapha, que se forma no momento da fecundação, mas se completa no momento do nascimento.

Ciência da vida

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades e o Ayurveda foi reconhecido por esse órgão como medicina complementar.