A nutrição vegetariana auxilia pacientes vegetarianos, ou aqueles em transição para o vegetarianismo, a adotarem uma alimentação balanceada e equilibrada, primando pela consciência alimentar e pela saúde.
As dietas vegetarianas, quando bem planejadas, como todas as dietas devem ser, promovem crescimento e desenvolvimento adequados e podem ser adotadas em todos os ciclos da vida, inclusive por atletas, na gestação, infância e terceira idade, trazendo resultados benéficos inclusive na prevenção e no tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas não transmissíveis.
Várias organizações internacionais de renome como a American Heart Association (AHA), a Food and Drug Administration (FDA), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a Kids Health (Nemours Foundation), o College of Family and Consumer Sciences (University of Georgia) e a Associação Dietética Americana (ADA) têm parecer favorável ao vegetarianismo, afirmando inclusive que os profissionais da nutrição têm o dever de incentivar aqueles que expressam intenção de se tornarem vegetarianos.
A alimentação vegetariana parte do princípio de viver respeitando os direitos dos animais. As dietas vegetarianas já existem desde 700 a.C. e podem ser adotadas por inúmeras razões, como saúde, família, ambientalismo, religião ou ética.
Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, é considerado vegetariano todo aquele que exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos.
O vegetarianismo inclui o veganismo, que é a prática de não utilizar produtos oriundos do reino animal para nenhum fim (alimentar, higiênico, de vestuário etc).
O indivíduo que segue a dieta vegetariana pode ser classificado:
Ovolactovegetariano é o vegetariano que utiliza ovos, leite e laticínios na alimentação.
Lactovegetariano é o vegetariano que não utiliza ovos, mas faz uso de leite e laticínios.
Ovovegetariano é o vegetariano que não utiliza laticínios mas consome ovos.
Vegetariano estrito é o vegetariano que não utiliza nenhum derivado animal na sua alimentação. É também conhecido como vegetariano puro.
Vegano é o indivíduo vegetariano estrito que recusa o uso de componentes animais não.
Soraya Costa
Nutricionista e Psicanalista
CRN 320926
Commentaires