top of page

Nutrição com Foco na Mudança de Comportamento

Atualizado: 29 de nov. de 2021


O que é nutrição comportamental?


É uma visão diferente da nutrição.

Vou introduzir com um texto retirado no livro Nutrição Comportamental:


" Nós esquecemos que, historicamente, pessoas comem por diversas outras razões que não as necessidades biológicas.

Comida é também prazer, comunidade, família, espiritualidade, relacionamento com o mundo natural e também é expressão de nossa identidade.

A partir do momento em que os seres humanos começaram a fazer refeições em conjunto, comer passou a fazer tão parte da cultura quanto da biologia."



A nutrição comportamental leva em consideração o comportamento do indivíduo em relação à comida, e não apenas o valor nutricional dos alimentos. 


Meu interesse por essa área é devido as inúmeras vezes que senti que queria fazer mais pelo cliente, muito mais do que explicar sobre a alimentação e fazer um plano alimentar. Ir além do biológico.


Ela vem combater o "policial nutricionista" e também o próprio policial que existe em cada um de nós, que integramos internamente como consequência das informações (ou desinformações) que nos levam a uma dicotomia perante os alimentos, das dietas "milagrosas", dentre outros.


Na comida está nossa história, nossas memórias afetivas, nossa cultura. Ao ignorarmos isso podemos entrar em dietas restritivas que podem levar a um efeito sanfona , uma vez que nunca olhamos para as questões emocionais do comer, ou seja, a causa do ATO de comer nunca é tratada. 


COMO se come ( as crenças, pensamentos e sentimentos sobre a comida) é tão ou mais importante do que O QUE se come.

Quantas vezes você já começou super empolgada/o um novo hábito e não conseguiu dar continuidade ? 


Como você se sentiu ? 


Geralmente a culpa e baixa auto estima são os primeiros a aparecer, uma vez que temos o pensamento de que " falhamos "

 

Cabe ao nutricionista que usa essa abordagem , identificar os comportamentos disfuncionais e habituais, para modificar cognições inadequadas e ensinar estratégias de mudança de comportamento e solução de problemas. Para ser um agente de mudança e realizar um tratamento efetivo, o nutricionista deve ser, além de um provedor de informações, um conhecedor das ferramentas comportamentais e teorias baseadas em estratégias de mudança.


A proposta aqui, é fazer as pazes com alimento e consigo. 


Como esse trabalho envolve questões mais profundas, é necessário um acompanhamento mais frequente,que pode ser semanal, quinzenal , mensal, dependendo do caso.


Quer saber mais sobre essa abordagem ?


Me mande uma mensagem !!


bottom of page