Arroz falso de couve flor com lentilha germinada

Atualizado: 2 de Jan de 2019


Leve e nutritivo


A couve flor triturada pode ser nomeada como arroz de couve flor ou até cuscuz de couve flor


Mas como a composição nutricional é bem diferente, e pertencem a grupos alimentares diferentes, usarei o nome de arroz falso.


Essa é uma receita muito prática e rápida de fazer.

Você pode comer quente ou fria.


Para o verão,sugiro fria ou geladinha pois nosso paladar pede alimentos mais refrescantes.


Segue a receita:



Ingredientes: 


♦ 1 couve flor ♦ 2 xícaras de lentilha germinada ♦ 1 colher de sopa de tahine ♦ 5 raminhos de manjericão picado ♦ 3 cm de alho poró ♦ Sal e azeite a gosto

Preparo:

Triture a couve flor com o manjericão em um mixer.


Refogue o alho poró no azeite, e acrescente tudo nessa sequência :

couve flor, manjericão, lentilha, tahine e sal. Misture por um ou dois minutos, em fogo médio para que a lentilha fique crocante e mantenha seu valor nutricional e energia vital.


Desligue o fogo e acrescente o limão.


Rende de 2 a 3 porções.

Sugestão de acompanhamento:


Uma fonte de carboidrato como tubérculos ou cereais integrais e salada variada.




Composição Nutricional:


Total de calorias = 696, sendo :

47 % de carboidratos 21 % de proteína 31,23 % gordura ( considerei 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem) E : 

114 mg de vitamina C  ( 152 % RDA)  128 mcg de ácido fólico 32 % RDA 134,5 mg de cálcio ( 13,45 % RDA) 6,9 mg de ferro ( 15,3% RDA) 3,5  mg de zinco (8,75 % RDA)


Orientação ayurvédicas:


Kapha: Diminuir para 1/3 a quantidade de tahine e azeite

Vata: Cozinhar um pouco mais ( para a lentilha ficar mais molinha) e consumir morno

Pitta: Diminuir pela metade a quantidade de tahine e azeite


Não esqueça de comer com atenção plena, isso é, sem celular, televisão, notebooks.

Tenha uma atitude de agradecimento ao alimento

Mastigue devagar

Perceba os sinais de saciedade.