top of page

A armadilha do vício em dietas

Atualizado: 29 de nov. de 2021



Fazer dietas é algo quase viral na sociedade atual. As imagens de pessoas que vivem de dieta são sedutoras, pois elas passam a imagem de serem não só saudáveis (devido ao corpo magro, apenas) mas também de serem pessoas determinadas, que superam desafios, fortes. É quase que uma seita, um clã.

Os seguidores de determinada dieta misturam ciência, estilo de vida, regras morais e crenças que os impactam profundamente. Existe fé e só falta rezar pros deuses dessa ou daquela dieta.

Essa mentalidade demanda muito de nós. Desperdiça nossa energia vital. Coloca a felicidade lá no futuro: "Quando eu entrar naquela calça..." e é um convite ao autojulgamento, à não aceitação e, consequentemente, ao ódio não só ao corpo, como também à pessoa que "falha" na dieta.

E a saúde onde fica?


Mas será que viver em função do corpo e da estética é algo saudável? Veja bem, aqui não estou falando de uma dieta específica a uma condição clínica onde o alimento é o causador ou piora a doença. Falo de viver de dietas para perder aqueles quilinhos que nunca se vão.

Uso de adoçante quando não se é diabética, se pesar com frequência, pensar em calorias, compensar quando come algo que julga que não deveria,  cortar carboidratos, cortar gorduras, ingerir alimentos diet e light, são indícios de que você pode estar sofrendo desse mal.

Ele vem disfarçado com a máscara da pessoa que se cuida, da pessoa bem informada.

O que move esses hábitos pode ser medo de engordar, medo de gordura, de sentir prazer, de fome, de comida.

Mas cuidado, pois você pode estar dando atenção demais a isso. Além do que, esses indícios citados acima não emagrecem, tá?

Nunca vi ninguém ter emagrecido por ter cortado um macronutriente especifico sem gerar danos físicos e psicológicos. Ninguém emagrece trocando açúcar por adoçante (na verdade, vai te dar mais vontade de comer doces, e você vai comer e, provavelmente, compulsivamente).


O melhor é fazer uma reeducação com foco na mudança de comportamento alimentar.



Soraya Costa

Nutricionista Comportamental e Psicanalista

CRN 20926

bottom of page